01/07/2016

#1 Desafio Literário de Julho


☽1☾ Um livro


Sinopse:
Romance clássico ambientado na sociedade inglesa do século XIX.
Jane Eyre, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam até ser enviada para a instituição de caridade Lowood. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente. Aos 18 anos, decide partir para Thornfield e trabalhar como preceptora de Adele, pupila do irónico e arrogante Edward Rochester.
Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais rica do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres. Publicado originalmente em 1847, o primeiro romance de Charlotte Brontë inspirou adaptações para o cinema e a televisão.

Como não podia deixar de ser, escolhi o meu livro preferido para iniciar este desafio. Edward Rochester é o meu herói literário preferido e foi com base neste livro que comecei a usar ''Rochester'' como pseudónimo.
O que me cativou neste livro? A descrição da sociedade da época, as dificuldades inerentes às classes sociais e às mulheres, bem como o romance conturbado entre os dois protagonistas.
Mr. Rochester não é um homem bonito fisicamente, não é a perfeição que nos dias actuais faz parte de 99% dos romances e personagens masculinos. O romance entre os dois também não é fácil, muito por causa do passado e da personalidade de Edward, mas ao longo da história é impossível que as leitoras não se apaixonem por ele. Muitas preferem o eterno Mr. Darcy, mas a minha preferência recai de longe em Rochester.
Recomendo a leitura deste livro a todos os fãs de clássicos e histórias de época, não se esqueçam depois de ver a adaptação para mini-série de 2006 (IMDb) e o filme de 2011 (IMDb).

Sem comentários:

Enviar um comentário

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.