20/03/2016

Entrevista a Andresa Lee


Olá leitores!
Hoje é dia de mais uma Descoberta Literária e desta vez tive o prazer de entrevistar a minha parceira Andresa Lee do blog Um dia me Livro. Não percam a oportunidade de visitar o blog da Andresa e de lerem o que ela escreve, pois vale a pena! Quanto às Descobertas Literárias, visitem o blog parceiro e igualmente fundador deste projecto o Ponto e Vírgula, bem como o blog parceiro Amante dos Livros.
Agora sem mais demoras, vamos à nossa entrevista!

Descobertas Literárias
Olá Andresa, para iniciar a nossa entrevista gostaria que me falasses um pouco sobre ti.

Andresa Lee
Me chamo Andresa, tenho 27 anos e trabalho como secretária. Sou formada nessa área, Secretariado Executivo, e adoro. Meu principal hobbie é, sem dúvidas, a leitura. Aonde quer que eu vá, sempre gosto de ter algo para ler por perto. Também amo colecionar livros. Além disso, gosto muito de jogos eletrônicos e de tabuleiros, assistir séries de TV, ir ao cinema e conversar (sim, falo muito, rs). Meu principal sonho, no momento, é me estabilizar na minha carreira e financeiramente. Assim, vou poder realizar outros sonhos, como viajar para o exterior, praticar as línguas estrangeiras que aprendi e conhecer pessoas e culturas diferentes.

Descobertas Literárias
Recordas-te como o teu gosto pela leitura surgiu? Tens algum género literário preferido?

Andresa Lee
Meu gosto pela leitura surgiu com a minha mãe, que sempre gostou de ler e tinha um bom acervo em casa, com títulos como "As brumas de Avalon" e "Pássaros Feridos", além de vários outros do autor Robin Cook. Ela sempre me incentivou a ler, junto com minha irmã, nos dando quadrinhos e revistinhas infantis. Quando fui crescendo, comecei a emprestar livros na biblioteca da escola e, desde então, não parei mais de ler e colecionar meus próprios livros. Meus gêneros favoritos são, sem dúvida, os romances (de época, YA e NA) e fantasia.

Descobertas Literárias
Foi o gosto pela leitura que te incentivou a criar um blog? Fala-me de como surgiu o "Um dia me Livro", pois gostei da originalidade do título. O teu blog desde o início que é voltado para a literatura?

Andresa Lee
Na verdade, primeiramente o blog era pessoal. Porém, com o tempo, percebi que falava mais de livros por lá do que de qualquer outro assunto. Resolvi adaptá-lo para se tornar, então, um blog literário. Fico feliz que gostou do título! Ele foi inspirado em um marcador de páginas que comprei quando visitei o Rio de Janeiro. Nele está escrito: "Gosto tanto de ler que um dia ainda me livro". Essa frase me representou porque, um dia, pretendo "me transformar" em um livro, colocando minhas próprias histórias no papel. Assim, resolvi encurtá-lo, e foi como surgiu o "Um dia me livro"!

Descobertas Literárias
Como foi o teu percurso com o teu blog, isto é, quando te apercebes que ele está mais voltado para os livros, o que fizeste? Procuras-te parcerias com editoras? Foste consultando outros blogs literários de forma a ires aperfeiçoando o teu? Conta-nos a tua evolução.

Andresa Lee
Bem, a noção de que ele realmente era reconhecido como blog literário veio no ano passado, quando a Editora Arqueiro me convidou para ser mediadora de seus eventos aqui no Estado onde resido. Foi bem gratificante ter meu blog, que até então era apenas um hobbie, escolhido para uma grande ação como essa. A partir daí surgiram outras oportunidades, como mediar eventos do Grupo Editorial Record. Com essas experiências, o blog foi crescendo em conteúdo e também a nível local. Quanto às parcerias, inscrevi-me em alguns processos de seleção e algumas dessas editoras me proporcionaram a felicidade de ser selecionada. Também criei laços com autores nacionais que são parceiros do blog hoje e os quais me empenho para divulgar, pois acredito que a literatura brasileira tem muitos bons autores que ainda não são conhecidos por puro preconceito literário. Não consulto necessariamente outros blogs para aperfeiçoar o meu, mas me inspiro bastante naqueles que admiro e sigo há tempos, que não tem conteúdo exclusivamente literário, mas crescem com sua própria identidade.

Descobertas Literárias
Como blogueira, se alguma editora entrasse em contacto comigo, eu iria ficar radiante! Então consigo compreender bem o que se passou contigo. Eu vejo muitas blogueiras com parcerias de autores nacionais, pela tua experiência pessoal, como conseguiste essas parcerias? Podias explicar aos leitores a forma como devem abordar os autores, caso queiram fazer parceria?

Andresa Lee
Sim, foi uma alegria enorme e um grande sentimento de reconhecimento!
Com autores nacionais, já fechei parcerias de quatro formas. Assim como acontece com as editoras, alguns autores abrem seleções ou fazem publicações nas redes sociais recrutando parceiros. Quando a temática me interessa, gosto de me candidatar.
Já aconteceu também de participar de Book Tours ou entrevistar autores e acabar criando uma boa relação com eles que, eventualmente, se transformam em parcerias. Outros autores entraram em contato solicitando parceria comigo e, por fim, quando tenho muita vontade de conhecer o trabalho de determinado autor, mando e-mails simplesmente perguntando se eles realizam parcerias e quais os critérios que utilizam para tanto. Encaminho o link do meu blog para apreciação e comunico o que a parceria pode trazer de bom para o autor (resenha crítica nas redes sociais, divulgação esporádica, sorteios e ações etc.).

Descobertas Literárias
Estar em contacto directo com autores é sempre uma experiência maravilhosa, pois podemos conhecer quem está por detrás das linhas que lê-mos. É uma alegria enorme conhecer quem escreve o livro que temos em mãos! Agora focando no blog e no teu trabalho quanto resenhista, tens algum método para escrever opinião? Por exemplo, vais anotando durante a leitura ou só te inicias na escrita da opinião, quando acabas de ler? Há algo que aches indispensável numa resenha?

Andresa Lee
Geralmente só inicio a resenha quando termino de ler. Quando o livro é maior e/ou mais complexo, ou quando preciso estudá-lo (para apresentar em eventos ou gravar os vídeos do canal Literamigas, por exemplo), gosto de ter um bloquinho de papel ao lado para anotar as partes principais do livro, os acontecimentos que não devo esquecer, etc. Nos dois casos, gosto de destacar meus trechos preferidos com post-its para reler quando puder. Acho indispensável a opinião verdadeira do leitor sobre o que acabou de ler e, mais ainda, que esta opinião seja parte principal da resenha. Vejo muitos blogueiros que fazem "resenhas-sinopses", onde contam em seus textos apenas o enredo do livro, sem dar enfoque em sua opinião enquanto leitor crítico.

Descobertas Literárias
Acredito que o trabalho como resenhista é algo que se vai aperfeiçoando com o tempo, falo por experiência própria, pois só recentemente me aventurei nisso. Podias falar-nos a respeito das Literamigas e/ou de outros projectos literários que tenhas em mãos? Pois é sempre bom dar a conhecer aos leitores o mais possível deste mundo que é a literatura.

Andresa Lee
O Literamigas é um canal literário que eu e minhas amigas criamos recentemente. O objetivo dele é discutir leituras coletivas que fizermos, expondo diferentes pontos de vista e esmiuçando completamente as obras, compartilhando essa experiência com outros leitores e recebendo o feedback deles. A cada mês sorteamos um livro para ser lido em conjunto e, ao final da leitura, nos reunimos para falar sobre o que cada uma achou e sentiu. Depois disponibilizamos essas discussões em nosso canal no YouTube, buscando a interação com outros leitores que também já leram a obra.
Outros projetos do blog estão em fase de finalização e devem ir ao ar esse ano, como a 2ª Edição do Encontro de Leitores Amapaenses, evento que realizo por meio do blog aqui na cidade onde moro.

Descobertas Literárias
Achei uma ideia muito boa essa das Literamigas, é sempre bom debater os livros e por vezes nesses debates temos uma diferente perspectiva da história. Já me aconteceu eu não ter entendido ou não ter gostado de certo personagem e depois num debate do livro, comecei a ter outro ponto de vista. É sempre construtivo.
Relativamente a blogueiros que querem iniciar-se na escrita de resenhas literárias, que conselhos podes dar?

Andresa Lee
Que feliz de você ter gostado da ideia! E é isso mesmo que você falou: quando discutimos, vemos o livro sobre outro ponto de vista e acabamos descobrindo coisas que ainda não tínhamos prestado atenção. É maravilhoso!
Embora eu não seja uma profissional, meus principais conselhos pra quem quer começar a resenhar são:
- Seja sempre sincero. Se não leu o livro, não escreva sobre ele apenas pra chamar atenção ou conseguir seguidores. Acredite: quem leu vai perceber e vai ficar feio pra você;
- Não escreva sinopses. Falar sobre a história do livro não é resenhar, e sim pura e simplesmente repetir o enredo do livro com suas palavras. Não faça apenas isso, mas discorra sobre seu ponto de vista, o que sentiu ao ler o livro, o que achou dos personagens, da trama, do cenário, da edição...;
- Não deprecie o trabalho do autor caso não tenha gostado do livro. Já vi muitos bloggers que falam mal do livro de um jeito muito duro, e acho muito triste alguém fazer isso. Lembre-se que a pessoa investiu tempo e dinheiro naquele trabalho que, para ela, é a coisa mais importante do mundo. Revele o que não achou interessante no livro com respeito;
- Escreva corretamente. Também já vi várias resenhas maravilhosas, mas que pecam no uso correto da língua, pontuação, gramática...
Acredito que essas são as coisas mais relevantes a serem ditas. Quem é honesto no que fala e o faz com o coração tem muito mais chance de ter um blog de sucesso!

Visita & Segue



5 comentários:

  1. A primeira entrevista que li aqui (I know, I know, shame on me! xD) mas tenho a dizer que gostei mesmo muito. Achei as perguntas super interessantes e as respostas muito esclarecedoras. Fiquei com vontade de saber mais e vou seguir nas redes sociais. :) Parabéns às duas! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que legal! Mto obrigada Margarida! Fico feliz que tenha curtido as respostas!
      Abraços! <3

      Eliminar
    2. Não há problema que tenha sido a primeira, o que importa é que gostaste ♥ Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. Oiii Dev!
    Uau, que feliz de ver uma entrevista comigo, rsrsrs! Foi a primeira vez que fiz algo do tipo e fiquei muito lisonjeada com seu convite! <3
    Como disse, não sou nenhuma expert, mas compartilho o que posso e espero que ao menos um pouquinho do que disse aqui possa servir pra alguém!
    Bjos, sucesso com o blog e mais uma vez OBRIGADA! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a oportunidade ♥ adorei fazer a entrevista contigo! Desejo-te muito sucesso!

      Eliminar

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.