21/02/2016

Entrevista a Ricardo Pereira


Olá leitores, como estão?
Pensavam que não haviam mais Descobertas Literárias? Nada disso, hoje trago-vos a entrevista com Ricardo Pereira, o autor do livro A Casa e o qual eu já fiz uma resenha aqui no blog. Não se esqueçam de visitar o blog parceiro e também fundador deste projecto, o Ponto & Vírgula da minha amiga Key Alex. Recentemente juntou-se à nossa equipa a Mércia Machado do blog Amante dos Livros e lá também vão poder encontrar novas Descobertas. Agora sem mais demoras, vamos à nossa entrevista e passem pelo Wattpad para seguirem o Ricardo, bem como para lerem o seu livro.


Descobertas Literárias
Para os leitores te conhecerem um pouco melhor, podes falar-me de ti?

Ricardo Pereira
Bem, tenho 15 anos, estudo Línguas e Humanidades no Liceu Nuno Alvares em Castelo Branco e estou no 10 ano de escolaridade.
Um dos meus hobbies preferidos é ler e escrever. Mas também tenho outros, como fazer caminhadas, ouvir musica e sair com os amigos! Os meus gostos literários são o terror, suspense e ficção cientifica. Interesso-me bastante por história e línguas estrangeiras!

Descobertas Literárias
Relativamente à escrita, há quanto tempo te dedicas à escrita e de onde nasceu esse gosto pela escrita?

Ricardo Pereira
Desde criança que tenho um gosto pela leitura o que mais tarde tornou-se um gosto pela escrita. Quando ainda não sabia ler, os meus pais liam-me sempre uma historia. Foi a partir daí que me apaixonei pelos livros. Desde muito novo que tive uma paixão pela escrita e comecei a escrever. Com 10 anos escrevi a minha primeira história. A partir daí tenho vindo a ter várias ideias para escrever.

Descobertas Literárias
Tens alguma história preferida que tenhas ouvido em criança? E do que se tratava a história que fizeste aos 10 anos?

Ricardo Pereira
Não tenho história preferida. Acho que todas são especiais. Ouvi várias quando era pequeno, como "O capuchinho vermelho" ou "Os três porquinhos", aquelas histórias tradicionais que se costumam contar ás crianças quando vão dormir. A história que escrevi com 10 anos era acerca de um grupo de jovens que iam acampar e acabam por descobrir que existe um grupo de falsificadores de dinheiro que estavam a imprimir notas falsas dentro de uma gruta. No fim, eles conseguem prendê-los. Inspirei-me no famoso grupo "Os cinco", e as personagens eram as mesmas dessas histórias.

Descobertas Literárias
"Os cinco", "Uma aventura" e esses contos tradicionais acho que acompanham muitos dos jovens portugueses desde muito cedo, eu também as ouvi e li. Apesar de gostar mais daquela colecção dos "Arrepios".
A Casa, conta-me mais a respeito dessa história. Tens ali um enredo complexo, pois inicialmente parece que tudo é fruto de um espírito vingativo, mas no final há outras coisas que movem os acontecimentos. A ideia surgiu-te ou foi-se construindo à medida que escrevias?

Ricardo Pereira
A ideia de escrever A Casa apareceu-me porque eu adoro terror. Sempre tive uma paixão pelo mistério nos filmes de terror onde nada é o que parece. As ideias para o enredo da história foram surgindo à medida que escrevia, chegando mesmo a ter um outro final para a história, não deixando espaço para uma continuação.

Casa que serviu de inspiração - foto por Ricardo Pereira

Descobertas Literárias
Escolheste o Wattpad para publicar a tua história, estavas à espera que tivesse tantas visualizações, votos e comentários?

Ricardo Pereira
Ao publicar a história no Wattpad esperava que apenas algumas pessoas a vissem e pensassem: " Oh, acabou, ok vamos para a próxima.". Esperava que não tivesse tantas leituras, votos e comentários. Mas fiquei surpreso quando comecei a receber tantas notificações de leitores que gostaram da história.

Descobertas Literárias
Foi uma boa surpresa não foi? Houve alguma situação menos boa durante a publicação da tua história? Talvez algum comentário negativo, por exemplo.

Ricardo Pereira
Claro que foi. Todos os escritores gostam de comentários positivos e de surpresas. Na verdade, o único aspecto negativo que tive de enfrentar durante a escrita da obra foi a falta de criatividade. Houve uma certa altura em que não sabia que destino dar a algumas das personagens e não sabia como tornar certos acontecimentos possíveis. Mas depois de pensar durante algum tempo e de organizar as minhas ideias, consegui continuar a história com um enredo que todos percebessem.

Descobertas Literárias
Referiste uma possível continuação, isso significa que vai haver mais sobre a história de ''A Casa''?

Ricardo Pereira
Claro. Ainda existe mortes, misterios e sustos para acontecer! Ainda há muito para falar e desta vez o terror será maior!

Descobertas Literárias
Irás usar o Wattpad para postar a continuação? E já tens previsão de uma data?
Relativamente à postagem no Wattpad, tu pedias a alguém para fazer a revisão dos capítulos ou postavas directamente?

Ricardo Pereira
Sim, irei continuar a publicar no Wattpad. Acho que é um bom local para divulgar o meu trabalho como escritor. Quanto à data de postagem ainda não está definida pois tenho outras três obras em andamento o que preenche o tempo que tenho para escrever. Durante a escrita da história nunca pedi a ninguém que fizesse a revisão para depois poder publicar, no entanto algumas pessoas liam a história e avisavam-me de algum erro e eu corrigia-o.

Descobertas Literárias
Assim que estiveres para começar a publicar a continuação, avisa-me! Relativamente ao facto de seres um jovem escritor, isso fez-te ter algum receio em ir em frente na escrita? As pessoas que te rodeiam, apoiam-te no teu trabalho?

Ricardo Pereira
Farei isso com certeza! Para mim a idade não é um obstáculo. Se eu sou capaz de fazer, porque haveriam de me impedir? Posso ser bom no que faço mesmo sendo novo. A única vez que tive receio em relação à história era o medo que tivesse mais comentários negativos que positivos mas surpreendi-me! Todos os meus amigos apoiam-me. Mas os que mais me apoiam são os meus pais que desde o inicio incentivaram-me a continuar a escrever! Aliás, até há pouco tempo atrás consegui  integrá-los no mundo da leitura e agora também já lêem as minhas histórias!

Descobertas Literárias
Para os leitores desta entrevista, queres falar a respeito das histórias que estás a trabalhar? Quem sabe não desperta a curiosidade dos leitores.

Ricardo Pereira
Claro que sim! Sempre fui dedicado a terror então duas das minhas três obras são focadas em terror, suspense e mistério. A primeira, "Os 40 Mortais" conta a história de um grupo de 40 pessoas que acorda presa num edifício sem memória da sua vida até mesmo dos próprios nomes. Todos têm um número e devem ter sucesso em várias provas e desafios. Não posso contar muito mais pois o interessante nesta história é saber quem eles são e quem está a fazer isto com eles.
A segunda, "24 Horas de Terror" fala sobre um grupo de jovens que vive numa cidade prestes a celebrar o Halloween. No entanto acabam por ter de combater contra demónios que ameaçam a vida da população a cada duas horas. Mas como   teria de piorar, existem os chamados de "desastres", naturais ou invocados por alguém misterioso que também tentam matar o grupo. Esta é uma história de terror, mistério e que porá em causa a existência da humanidade.
Quanto à outra obra, "Infinito - Um Mundo Novo", esta de ficção cientifica e romance, conta a história de uma rapariga que vive num planeta que é atacado por um "senhor das trevas" que pretende dominar o universo. O famoso cliché, o senhor das trevas tenta dominar o universo mas a rapariga com a força de vontade consegue derrotá-lo. No entanto, nesta história ela terá muitos mais problemas e talvez nem chegue à batalha final contra este Senhor Supremo. Amor, ódio entre amigos e batalhas de tirar o fôlego são o que marcam esta obra!

Descobertas Literárias
Muito interessante e obrigada pela introdução dada a cada história! Esta última, "Infinito - Um Mundo Novo" é de um género diferente de todas as outras. Como está a ser a experiência em escrever algo diferente?

Ricardo Pereira
O prazer é meu! Bem, para ser sincero está a ser realmente um desafio. Nunca tive habilidade para escrever histórias que envolvam naves, espaço ou tecnologia avançada. Acho um pouco dificil de descrever, tanto os locais, como as "novas tecnologias" que foram desenvolvidas. Mas em geral estou a gostar de escrever uma história com um tema diferente do que estou habituado.

Descobertas Literárias
Costumas fazer pesquisa antes de iniciares uma história? Que conselhos podes dar a alguém que esteja a pensar começar a escrever e publicar no Wattpad?

Ricardo Pereira
Por vezes sim, faço. Caso precise de saber algo sobre um determinado assunto que irei tratar na história gasto um pouco do meu tempo à procura da informação de que necessito.
Bem, os aspirantes a escritores no Wattpad devem perceber que são capazes de criar uma história com um grande potencial. Não podem desistir, mesmo que tenha poucas leituras e votos na vossa história! Se continuarem a tentar, mais tarde ou mais cedo o vosso talento pode ser reconhecido! Outra questão importante é o tema com que mais se identificam. Só depois é que podem começar a história. Devem perceber que se querem ter leituras não podem esperar que elas cheguem; devem divulgar as vossas histórias nas diversas redes sociais! Comecem primeiro por mostrar as vossas obras aos familiares e amigos! Mas acima de tudo, não desistam!

Sigam no Wattpad:



Sem comentários:

Enviar um comentário

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.