27/01/2016

Entrevista a Roberta Costa


Olá leitores, como estão?
Hoje é dia de mais uma ''Descoberta Literária'' em parceria com o blog Ponto & Vírgula. Espero que estejam a gostar do nosso trabalho até ao momento, pois pretendemos trazer mais nomes e caras do mundo literário aos nossos blogs. Pessoalmente tem sido um trabalho bastante satisfatório, conhecer quem se dedica a este "mundo" e partilhar o amor que todos temos pelos livros.
Desta vez, eu tive o prazer de entrevistar uma das minhas parceiras do meu blog, Roberta Costa do blog Livros da Beta. Foi uma entrevista feita de uma forma um tanto ou quanto inusitada e sempre com bom humor, Roberta respondeu a todas as questões que lhe fui fazendo.
Ora vejam...

Descobertas Literárias
Para iniciar a nossa entrevista, gostaria que me falasses um pouco sobre ti.

Roberta Costa
Tenho 30 anos, sou psicóloga e atuo na área da educação especial. Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses que é meu tudo. Gosto de cinema, principalmente suspense, livros de praticamente todos os gêneros. Sou chocólatra! O blog veio como uma ideia para passar o tempo em um momento um tanto complicado que passei. Quando percebi, já havia conhecido muitas pessoas bacanas e, por isso, resolvi seguir em frente com ele.

Descobertas Literárias
Antes de te iniciares no mundo blogger, já tinhas feito algum trabalho de escrita? E o teu blog desde o inicio que está voltado para a literatura?

Roberta Costa
Tenho muita vontade de tentar escrever, várias ideias me passam pela cabeça, mas nunca passei nada para o papel. Não sei se por insegurança ou apenas falta de tempo. Sim, criei o blog com o intuito de divulgar o máximo de livros possível, com atenção especial para os nacionais. Estou participando de um projeto literário que será lançado em Fevereiro. Uma revista literária, "Geração Bookaholic". Terei coluna fixa e participarei de outras seções também.

Descobertas Literárias
Essa revista estará disponível num formato digital/online? Se quiseres, podes falar um pouco a respeito desse projecto.

Roberta Costa
Ela será online. Será composta por seções como resenha, baú literário, algumas colunas fixas (a minha é a "Letras Fantásticas"), entrevistas, cosplay, entre outras. A idealizadora é "Débora Falcão", autora.

Descobertas Literárias
Eu adorei a ideia da entrevista! Muito bem pensado e parabéns a todos os envolvidos! Há quanto tempo o blog "Livros da Beta" está no ar? Tens especial atenção em deixar o teu blog com um layout actualizado e apelativo? Ou não te importas muito com a imagem?

Roberta Costa
Ele completou 6 meses neste mês de Janeiro. Busco sempre deixá-lo com uma boa aparência. Ao meu ver, isso se dá como forma de respeito a todos que o visitam e aos parceiros literários.

Descobertas Literárias
Quando escreves uma resenha sobre um livro, segues algum padrão? Vais anotando opiniões ao longo da leitura do livro? Ou guardas a opinião unicamente para o final da leitura?

Roberta Costa
Faço marcações dos trechos que mais me chamam atenção para colocar alguns na resenha, e sempre faço anotações no bloco de notas do celular sobre a leitura. Isso me auxilia bastante na escrita da resenha, uma vez que sou interrompida várias vezes quando estou lendo (leio entre trabalho, filha e outras atribuições do dia a dia). Além de andar com um livro físico sempre na bolsa, tenho leitores de e-books no tablet e no celular. Cinco minutos livres e já começo a ler o que estiver mais perto.

Descobertas Literárias
Tu tens parcerias com editoras, foste tu quem as contactou? Qual a tua opinião sobre a política de parcerias entre blogueiros e editoras aí no Brasil?

Roberta Costa
Até o momento, tenho parceria com quatro editoras e com todas elas a parceria foi fechada através de poucos e-mails. Todas foi eu quem busquei. Acredito que as parcerias são de grande importância, uma vez que é um auxílio mútuo, onde há divulgação e crescimento de ambos os lados. Já tive em situações onde até mesmo o auxílio com o layout de outro blog me foi pedido, assim como já fui bastante auxiliada. O respeito dos dois lados é o que faz uma parceria de sucesso.

Descobertas Literárias
Fazes algum calendário ou segues alguma ordem específica para postar no teu blog? Ou fazes as postagens quando tens inspiração e tempo?

Roberta Costa 
Um pouco dos dois. Tento montar um cronograma com leituras das parcerias e campanhas que as editoras encaminham, mas nem sempre consigo segui-lo e algumas leituras acabam atrasando.

Descobertas Literárias
Nos últimos tempos tem existido um aumento de blogs literários, qual a tua opinião a respeito disso e que conselhos podes dar aos leitores que se querem iniciar neste mundo da blogosfera?

Roberta Costa
Realmente, houve um aumento considerável de blogs literários. Acredito que seja um ganho imenso para a literatura num contexto geral, já que as divulgações também aumentaram. Aos que gostam de ler, que levem a ideia do blog adiante, sempre com muito carinho e levando em consideração seus gostos literários. Mas uma coisa é certa, para que o blog comece e continue dando certo, o trabalho é árduo.

Descobertas Literárias
Agora uma pergunta para terminar a nossa entrevista e será a título de curiosidade. Podes dizer um livro que te marcou?

Roberta Costa
O Pequeno Príncipe! Já li várias vezes. Os aprendizados que o livro traz me fascinam! 


Passem pela página do facebook:
Sigam a Revista Literária




5 comentários:

  1. Obrigada pelo convite! Amei contribuir para o projeto!!! Realmente, a forma como a entrevista foi feita foi bem inusitada hahahahaha

    Estou sempre à disposição!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer, eu é que agradeço a oportunidade de te entrevistar! Beijo*

      Eliminar
  2. Nossa! Que honra ver a Roberta sendo entrevista. Grande pessoa! parabéns e sucesso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Obrigada pela visita e tens razão, a Roberta é uma excelente pessoa :) beijo*

      Eliminar
  3. Parabéns às duas pela entrevista!
    E um parabéns especial para a Roberta, pelo blog e por suas contribuições.
    Bjs

    ResponderEliminar

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.