10/11/2015

[Opinião] Justine


Sinopse:
A virtuosa Justine confia os seus infortúnios, demorando-se nos mais escabrosos pormenores da incarnação da virtude. Apologia do crime, da liberdade do corpo como do espírito, da crueldade, «sensibilidade extrema dos órgãos só experimentada pelos seres sensíveis», esta obra do Marquês de Sade provoca e escandaliza.

Opinião:
Marquês de Sade é um autor de extremos, ou se gosta ou não se gosta. E eu adoro!
Este livro é uma crítica à sociedade da época, mas pode ter várias interpretações de acordo com o pensamento de cada leitor.
O livro conta a vida de duas irmãs, Juliette e Justine, apesar de se focar mais na vida da segunda. Estas duas irmãs depois de ficarem sem quaisquer bens, tentam sobreviver na sociedade francesa, na época da revolução.
Enquanto Juliette, que é a irmã mais velha, não se importa de sacrificar tudo para sobreviver e se dar bem, mesmo que para isso seja necessário abrir mão da sua virtude e dignidade. Justine é o oposto, bastante firme na sua crença, faz de tudo para manter os seus princípios, mesmo que tal lhe faça passar por diversas humilhações e problemas.
Para ler este livro é preciso ter estômago, pois tudo acontece a Justine, os detalhes são dados o quanto baste para o leitor entender bem as situações das quais ela é sujeita. 
Quando pensamos que Justine irá finalmente ter um pouco de sorte, logo compreendemos que estávamos enganados. E admito que a situação que mais me indignou, não obstante de todas as outras, foi o final da história.
Neste livro, ninguém dá nada a ninguém de boa fé, todos querem algo em troca. É descrita uma sociedade de falsos moralismos, cruel, interesseira e sádica. 
Para além de ser um reflexo da sociedade da época, estes mesmos pontos existem nos dias que correm. É uma história intemporal em vários aspectos. 
Ao ler este livro várias questões surgiram na minha mente.
Será que adiantava Justine ser fiel ao que acreditava? O que ela ganhou com isso? E as respostas acabam por ser só uma, uma consciência livre de culpa ou arrependimento. 
Recomendo a leitura e para quem tenha lido, adorava saber a opinião!

3 comentários:

  1. Olá Dev! Esse livro eu não consegui ler até ao fim! Não consegui suportar o que acontecia à Justine!

    ResponderEliminar
  2. Tenho muita curiosidade em ler Sade, mas ainda não consegui apanhar nenhum livro dele. A tua opinião sobre o livro deixou-me com ainda mais vontade de o ler! Bom post!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Eu ainda só li este, mas a escrita é bastante fluida e de fácil compreensão. No entanto os detalhes e acontecimentos no livro é que levam o leitor a ficar preso. Sade tem o dom de fascinar ou horrorizar o leitor. Espero que consigas ler algo dele e depois conta-me! :)

    ResponderEliminar

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.